Já demos algumas dicas de exercícios físicos que ajudam a combater os sintomas da TPM, que auxiliam na regulação de neurotransmissores, bem como de demais hormônios relacionados a esse período.
Mas existem outras formas de amenizar os sintomas da TPM. Uma delas é através da alimentação.
Por isso, falaremos sobre como e quais alimentos consumir para evitar as cólicas, variações de humor e muitos outros sintomas relacionados as alterações hormonais provocadas pela TPM.
O que você vai ler:
Formas de combater a TPM
Quem já menstrua a mais tempo já deve conhecer algumas fórmulas de aliviar os próprios sintomas, como analgésicos para cólicas, compressas de água morna sobre o abdômen e lombar para reduzir o desconforto, e claro, muito chocolate para aliviar a tristeza.
Mas você não vai passar o resto da vida refém dessas fórmulas, que muitas vezes não funcionam, não é?
Então, que tal apostar em uma mudança de hábitos alimentares, que a longo prazo, podem te ajudar a controlar a TPM e a ter uma vida mais saudável?
Desse modo, abaixo listamos alguns alimentos que melhoram os sintomas da TPM.
5 alimentos que melhoram a TPM
A TPM é bicho brabo, e por isso afeta mensalmente, de várias maneiras, as mulheres, que constituem metade da população mundial. Por isso, uma alimentação equilibrada pode nos ajudar a reduzir os sintomas da TPM.
Na lista a seguir, indicamos algumas frutas, grãos e folhas que podem nos auxiliar no controle dos sintomas, bem como também mencionamos aqueles itens que devem ser evitados durante esse período.
Folhas verdes
Folhas verdes são um alimento rico em vitaminas. Dentre as vitaminas presentes nas folhas temos a A, C, K e vitaminas do complexo B.
Para além disso, podemos encontrar diversos minerais essenciais, como cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras.
Toda essa composição garante o funcionamento do nosso organismo de forma equilibrada.
Mas como esse alimento melhora a TPM? Bom, as fibras presentes nas folhas verdes auxiliam a aliviar os problemas digestivos ocasionados pela TPM.
Já as vitaminas, em especial a vitamina A, previne o ressecamento da pele e o aparecimento de acnes relacionadas as alterações hormonais do período.
Quinoa e pipoca
Um bom chocolate pode operar milagres durante a TPM. Entretanto, quando falamos da ingestão de carboidratos durante o período menstrual é interessante avaliarmos o que comer para não piorar os sintomas da TPM.
Sendo assim, dê preferência ao consumo de carboidratos complexos, já que são uma fonte saudável de energia e auxiliam no alivio da irritabilidade, além de promoverem a produção de serotonina.
Mas o consumo de carboidratos não engorda?
Essa é uma preocupação de muitas, entretanto, consumir carboidratos é parte da nossa dieta, e eliminá-lo sem reais motivos podem ocasionar depressão, ansiedade e nervosismo.
Por isso, não recorte da sua dieta essa fonte de energia.
Abacate
Assim como os carboidratos, as gorduras são uma ótima aliada ao combate da TPM. Porém, não pode ser qualquer tipo de gordura.
Por isso, quando pensar em uma ótima fonte de gordura para a sua dieta, pense no abacate, que é um alimento que melhora a TPM, visto que além dos ácidos graxos, o abacate também contem ácido oleico e vitamina E, que reduzem os sintomas do ciclo menstrual.
Castanhas e Sementes de chia
Além dos ácidos graxos e óleos mencionados acima, devemos também ingerir outros tipos de óleo para deixar a nossa alimentação balanceada. É nesse sentido que a ingestão da ômega-3 é recomenda.
Quando inserimos esse óleo no contexto do ciclo menstrual conseguimos observar melhor o poder da sua eficácia. Sendo assim, o ômega-3 tem o poder antidepressivo.
Então abuse de grãos e sementes ricos em ômega-3.
Sementes de abóbora
Durante o período menstrual é comum sentirmos alguns incômodos, como dores no corpo e dores de cabeça.
Embora utilizemos analgésicos, os sintomas muitas vezes esses sintomas não vão embora.
Com o consumo de alguns alimentos ricos em magnésio essas dores podem ser solucionadas.
Por isso, quando essas dores aparecerem abuse do consumo da banana, alimento que melhora a TPM, e é rico em magnésio.
Que alimentos evitar?
Açúcares simples e excesso de sal não são recomendados. Então evite o consumo de doces e salgados industrializados, pois esses alimentos são ricos em açúcar e sódio, que auxiliam no acúmulo de líquidos e que acabam ocasionando as conhecidas dores.
Além disso, evite o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool é um depressivo, e pode aumentar o nível de tristeza do seu ciclo.
Então faça assim
A prática de exercícios associada a uma boa alimentação pode proporcionar inúmeros benefícios a saúde humana, principalmente a saúde da mulher.
Dessa forma, podemos também ser beneficiadas nos dias do ciclo menstrual, ajudando a regular o ciclo e diminuir os desconfortos.
É nesse sentindo que são recomendados o consumo de folhas verdes, sementes, grãos e frutas.
Por outro lado, o consumo de carboidratos simples e álcool não são recomendados já que estimulam o acúmulo de líquidos e oscilações de humor.
E não esqueça de manter a hidratação em dia. Consuma água em abundância e alimentos que são ricos em líquidos naturais e fibras.
.
Gostou das dicas? Nós do Agradecer queremos que você viva a sua vida com plenitude e alegria, por isso reunimos várias dicas de saúde, bem estar, saúde mental entre outras coisas.
Se você tiver uma opinião sobre esse assunto, quiser acrescentar alguma informação ou até mesmo sugerir um tema para nossos próximos artigos, entre em contato conosco!