Cólica, acúmulo de líquidos e alterações no humor. Esses são alguns dos sintomas da TPM mais comumente relatados.
A tensão pré-menstrual é uma condição que causa desconforto recorrente às mulheres, tanto física, como psicologicamente, devido às alterações hormonais, que preparam o corpo da mulher para uma possível gravidez.
Entretanto, mesmo sendo sinais comuns que o corpo emite para comunicar que o período menstrual está chegando, não quer dizer que você tenha que ter uma convivência complicada com ela.
Há inúmeras formas de reduzir os sintomas, para que seja possível levar uma vida melhor e sem tantas restrições ou complicadores.
Uma das formas mais recomendadas é por meio da prática de exercícios.
É válido ressaltar, antes de falarmos dos exercícios que podem te auxiliar a aliviar os sintomas da TPM, que a prática deles deve ser regular, ou seja, não adianta praticá-los somente quando os sintomas baterem à porta. A prevenção acontece efetivamente a partir do momento que você os realizar com frequência.
O que você vai ler:
Por que a prática de exercícios pode te ajudar com as alterações hormonais?
Todo mundo sabe que a prática regular de exercícios ajuda em vários sentidos, seja na melhora de condições de saúde, como na disposição para a prática de outras atividades, e ainda garante a promoção da melhora do sistema imune.
Mesmo sabendo de tudo isso, é preciso entender o mecanismo por trás desses benefícios, principalmente quando relacionamos os exercícios à melhora da TPM.
Dentro desse contexto, os exercícios aumentam o metabolismo e melhoram a circulação sanguínea, auxiliando, assim, na redução do inchaço, da ansiedade, da melancolia e oscilações de humor.
Para além disso, a prática de exercícios regulares diminui as cólicas, elevam a autoestima, e reduzem a tendência a alterações no humor.
Portanto, que tal parar de se entupir de chocolate na TPM, e colocar em prática a sua meta do ano de praticar exercícios?
Exercícios recomendados para aliviar a TPM
A seguir listamos alguns exercícios para reduzir os sintomas da TPM.
Mas devo lembrá-la de que, inicialmente, você deve consultar o seu médico para verificar possíveis restrições, bem como ter um programa de exercícios desenvolvido e acompanhado por um educador físico, para otimizar o seu condicionamento.
Alongamentos
A primeira modalidade de exercícios para melhorar a TPM é o alongamento.
Essa série de movimentos não tem contraindicação – exceto em casos de patologias ou restrições médicas – e deve ser realizado com atenção e dentro dos seus limites iniciais, buscando o ganho gradual de amplitude de movimentos e flexibilidade muscular. Você não quer sofrer uma distensão muscular, não é mesmo?
Alongamentos são ótimos para aliviar dores musculares. Por isso, são super indicados para aliviar as dores da TPM, que se localizam, na maioria das vezes, na lombar e pernas.
Logo, é extremamente recomendado executar exercícios focando a região pélvica, como por exemplo a elevação de quadril, e o exercício Superman.
Pilates
Quem nunca escutou alguém dizer que pilates é coisa de rico?
Embora essa modalidade de atividade física seja estigmatizada, o pilates é uma ótima fonte de combate ao stress e a dores.
Mas por que o pilates é tão importante para quem sofre dos sintomas da TPM?
A modalidade foca em trabalhar todo o corpo a partir da musculatura. Sendo assim, é possível fortalecer a musculatura com os exercícios, e com isso ter mais controle sobre eles na hora das dores.
Somado a isso, o pilates é uma ótima forma de começar a praticar a meditação, já que auxilia também na respiração e concentração.
Yoga
Já que falamos da manutenção do físico, e da prática da meditação, que tal falarmos um pouco sobre o Yoga? Esse exercício tem como foco trabalhar o corpo por inteiro, ou seja, trabalhar o corpo e a mente.
Por isso, o Yoga é um excelente exercício, já que auxilia a controlar o estresse, a ansiedade, as dores no corpo e na coluna, e ainda ajuda no equilíbrio corporal e na sensação de bem-estar.
Pompoarismo
Bastante difundido entre praticantes do sexo tântrico, o pompoarismo comprovou ser eficaz também na área da saúde da mulher.
Esse exercício que consiste na contração e relaxamento da musculatura da região do assoalho pélvico auxilia no alívio das dores, já que treina a musculatura pélvica, utilizando o mesmo princípio do pilates.
Praticantes dessa modalidade relatam também uma efetiva melhora no controle da incontinência urinária e estímulo no funcionamento intestinal.
Esse exercício também é recomendado para puérperas na recuperação do tônus muscular no pós-parto.
De uma forma geral
A menstruação é um dos acontecimentos mais esperados na vida de uma mulher.
Entretanto, associado a menstruação temos a TPM, que é uma condição que antecede a menstruação, pode provocar inúmeros sintomas no corpo feminino, como retenção de líquidos, cólicas e irritabilidade.
Sendo assim, é imprescindível remediar esses sintomas para tornar esse momento menos doloroso.
Portanto, aposte na prática regular de exercícios, não só pela prevenção aos sintomas da TPM, mas também porque a prática de exercícios físicos libera no organismo a endorfina, que está atrelada à sensação de bem-estar geral.
E claro, não se esqueça de fazer visitas regulares ao consultório de ginecologia. Sintomas persistentes de TPM podem causar transtornos além das dores e desconfortos menstruais.
.
Gostou dessas dicas? Você já é praticante de alguma modalidade esportiva e sente que isso te ajuda em outros aspectos da sua saúde?
Comenta aqui alguma outra dica que você conhece e que te ajuda a aliviar a tensão pré-menstrual. Aliás, sabia que a meditação pode te ajudar também? Dá uma olhada nesse artigo sobre como funciona e todos os benefícios e efeitos no cérebro.