Se você vive um momento de ruptura e procura saber como lidar com o fim do relacionamento, fique comigo até o final deste artigo! Vou te dar dicas úteis sobre como encarar essa nova etapa de um modo mais leve, focando na sua superação e no amor-próprio.
Antes de mais nada, não quero que você procure por fórmulas prontas. Nem aqui, nem em qualquer outro lugar. Esse acontecimento é muito pessoal e particularmente diferente para cada pessoa, sendo que cada um tem a sua própria maneira de lidar com a situação. Não há erros ou acertos. É o que funciona ou não para você.
Com este artigo, tenho a intenção de te ajudar a passar por isso da maneira mais serena possível, deixando como espólio o seu amadurecimento e autoconhecimento.
O seu progresso pode ser em um tempo diferente que a de um amigo, por exemplo. Isso é característico de cada um e não é parâmetro para dizer se você está indo bem ou não. Não se compare a ninguém!
Mas vale a pena te lembrar que, quanto mais tempo você permanece nesse vórtice de emoções, menos você tem desfrutado das coisas boas que toda e qualquer situação tem.
Na verdade, a nossa intenção é que você fique bem, e se possível, o quanto antes. É te lembrar que isso está sendo difícil agora, mas tende a ficar um pouco menos ruim com o passar do tempo.
Enfim, todos nós, em algum momento da vida, já passamos – ou ainda vamos passar – pelo término de um relacionamento amoroso.
É sempre muito difícil lidar com isso, principalmente quando os laços amorosos eram muito fortes.
Mas saiba que isto é uma fase, e você não só é capaz de esquecer tudo o que passou, como conseguirá ainda dar a volta por cima!
Para te ajudar a tornar esta fase menos penosa, separamos algumas dicas importantes de como lidar com o fim do relacionamento. Vamos aos pontos?
O que você vai ler:
Aceite que acabou
Este é o primeiro passo, e talvez o mais importante.
Pode não ser tão fácil assim no começo, mas sem a aceitação do término, fica muito difícil esquecer e deixar tudo o que passou para trás.
Trabalhe para que este processo de aceitação aconteça, mesmo que você ainda ame a pessoa e deseja insistir no relacionamento. Quanto mais tempo você leva para aceitar, maior será a tendência de que sofra por um período mais longo.
Não se isole
Eu te pergunto: como lidar melhor com o fim do relacionamento se afastando das pessoas a sua volta, ficando cada vez mais em isolamento?
Infelizmente, isso é muito comum de acontecer após o fim de um relacionamento em que você esteve tão entregue.
Mas isso é também o pior que você pode fazer na tentativa de se sentir melhor e lidar com a situação.
Esse é um momento para se socializar, viajar, fazer coisas novas, mesmo que esteja te faltando vontade.
Realizar atividades diferentes e fora da sua rotina te ajudará a lidar muito melhor com o término.
Mantenha a mente ativa e ocupada. Faça novos planos focados exclusivamente em você!
Além disso, não se esqueça de contar com os amigos. Este é um momento que você precisa de apoio, de desabafar e não conter as lágrimas. Não guarde isso tudo para si.
Lembre-se: A dor existe, mas o sofrimento é uma escolha”.
Escolha não sofrer. Supere as dificuldades, permita-se momentos de distração, tenha uma nova experiência.
Esses pequenos detalhes não são apenas algumas das melhores formas de lidar com o término, como ajudará para que você quebre os laços do passado e possa se abrir para o que ainda está por vir.
Conheça a auto hipnose
Dependendo do grau de dificuldade que você enfrenta para lidar com o término, pode ser uma boa ideia fazer uma sessão de hipnose.
Fazer isso funciona, e não é tão difícil. Acredite!
Na plataforma do Youtube você encontrará vários vídeos gratuitos de hipnose, que podem te ajudar a superar mais rapidamente o que aconteceu, para então poder começar uma nova etapa.
Perdoe
Se o motivo do término foi algum erro do outro, o melhor a se fazer é sempre perdoar e não ficar remoendo o passado.
Saiba que o perdão é sempre dado da gente para nós mesmos, pois quando não perdoamos, ficamos presos a uma situação negativa e sofrendo cada vez mais.
Agora, se foi você quem cometeu algum deslize, busque ao máximo tirar um aprendizado disso e buscar o auto perdão.
Erros e acertos fazem parte da vida, do nosso aprendizado constante e do nosso amadurecimento.
Não se prenda ao passado, relembrando continuamente o que aconteceu.
Abra-se para novo!
A vida continua, e sem dúvidas você terá outros relacionamentos.
Nosso conselho final
Talvez seja difícil imaginar neste momento que você logo deixará tudo isso para trás, mas saiba que, cedo ou tarde, isso vai acontecer.
Não importa o tempo que o relacionamento tenha durado. Seja 1 ano ou 10, busque enfrentar esta fase da melhor forma possível.
Em algum momento, sem que planeje, você terá disposição para encarar a situação de frente. Tenha certeza disso.
Os sentimentos negativos sumirão e você voltará ao seu estado normal. Então, encare isso como uma fase que você terá que passar agora, mas que tudo ficará bem no final.
Use a experiência vivida para colher aprendizados e amadurecer, para acertar mais em possíveis relacionamentos futuros. Como já dizia Cazuza: a vida não para!
Comece a usar essas dicas, e boa sorte!
Você já usou de algum outro recurso para superar? Comente aqui como foi passar pelo fim de um relacionamento e superar. E se você precisa de outras dicas de bem-estar e saúde física e mental, leia nossos artigos sobre 4 passos para diminuir a ansiedade e como começar a meditar em 3 passos.
O blog Agradecer foi pensado para te ajudar e te dar dicas de bem-estar física e mental, saúde, comportamento, entre outros.