Dormir bem é o ponto chave para um dia cheio de vitalidade e energia. E você merece um dia assim, todos os dias.
Mesmo sendo um ponto chave, se eu te perguntar: Qual a sua rotina para uma boa noite de sono? Possivelmente – e não sinta-se mal por isso, você não tem uma resposta. Então, que tal aprender 7 hacks simples e fáceis de fazer que irão ajudar você a dormir bem e de forma rápida? Partiu!
O que você vai ler:
1. Organize o dia seguinte
Uma das maiores causas de não conseguir dormir bem, relatadas por pessoas em pesquisa, é por conta da ansiedade. “A mente não para de pensar”.
Antes da dica, algo precisa ficar muito claro: a mente não pode parar de pensar. Se ela parar, bom, você para também (rs). Mas, o que você precisa lembrar é: onde está a sua atenção, lá estará a sua energia.
Logo, ao invés de buscar “parar a mente”, que é uma busca utópica, opte por buscar colocar a sua atenção no presente, não nas preocupações de amanhã ou lembranças do que já foi.
Um exercício que lhe irá ajudar a fazer isso é a nossa primeira dica: crie uma lista de tarefas e objetivos para o dia seguinte. “Deposite” a sua ansiedade no papel e deixe ela lá. Você não precisa fazer algo muito sofisticado não, pode ser bem simples e objetivo, o importante é deixar as necessidades, objetivos e preocupações no papel e com isso, dar alívio e paz a sua mente.
2. Pause as interações digitais
O seu cérebro, assim como o meu, é configurado para criar, naturalmente, um hormônio que é importantíssimo para a nossa saúde, como um todo. É esse hormônio que é responsável por nos induzir ao sono, olha só que coisa incrível, não é?
Então quer dizer que nosso próprio corpo cria sozinho o hormônio capaz de nos fazer dormir bem? Sim! Ué, então por que não dormimos bem naturalmente? Bom, pode ser porque a gente atrapalha esse processo (rs).
Um dos pré requisitos para a criação natural desse hormônio, a melatonina, é um ambiente escuro. Pense comigo, se não houvesse a energia elétrica, naturalmente ao final do dia a luz iria diminuir até ficar totalmente escuro. Nesse processo, o corpo criaria sozinho as condições para indução do sono.
Para simplificar, descubra as enormes vantagens de se desligar das interações sociais e “elétricas” para ajudar seu cérebro e corpo a saberem que é o momento de dormir e não atrapalhar esse processo natural, que já é uma benção por si.
Outro ponto importante, o nosso cérebro não foi criado para lidar com tantas informações por segundo, como normalmente temos em uma interação digital, redes sociais principalmente. Então, além do ambiente escuro, desconecte-se totalmente das interações de redes sociais pelo menos 1 hora antes e descubra a melhora que isso trará para o seu sono.
3. Escolha uma alimentação leve
A alimentação é, sem dúvida, um ponto chave para um sono profundo e agradável. Não apenas a alimentação próxima de dormir, como também no geral.
A dica aqui é optar por alimentos de fácil digestão e o mais leves possíveis. Além disso, opte por comer até no máximo 1 hora do momento de deitar. Dessa forma, você já irá deitar sem fome e também sem que o corpo esteja fazendo um esforço enorme em digerir aquela refeição, atrapalhando assim o seu sono.
Veja algumas ideias para você comer antes de dormir:
- Iogurte com frutas e cereais
- Refeição líquida (whey protein, vitaminas)
- Frutas (banana é uma boa pedida, por ter tripofano)
- Leguminosas (castanhas, nozes)
Importante lembrar que se você tem alguma restrição alimentar e/ou dieta específica, converse com um nutricionista para saber exatamente quais as melhores opções pra você.
4. Relaxe o corpo
Fala sério, só de ler “relaxe o corpo”, já é possível sentir uma sensação boa, não é?
Pense comigo, se a nossa mente é capaz de tanto criar relaxamento quanto criar tensão, por que será que na maioria das vezes nós criamos tensão? Bom, esse é um papo para outro momento, mas voltando ao assunto, uma forma simples e prática de relaxar o corpo é usando chás relaxantes. Dê uma olhada em algumas idéias:
- Chá de Camomila
- Chá de Valeriana
- Chá de Erva-Cidreira
- Chá de Passiflora
- Chá de Erva de são João
- Chá de Moringa
Além desses, tem outros diversos chás que você pode usar nesse propósito. Claro, lembre sempre de consultar um nutricionista antes de usar determinados alimentos, cada corpo é um corpo.
Uma dica: você pode criar combinações deles (e vou te contar, são deliciosos também) e tomar em pouca quantidade antes de dormir. Com certeza, você dormirá melhor com o corpo mais relaxado e pronto para dormir.
Outra dica é sempre tomar um banho quente antes de ir para a cama. Dessa forma, você relaxa os músculos e aliado ao chá relaxante, a combinação é ótima!
5. Crie um ambiente propício
Quem não quer dormir como um bebê, não é mesmo? Na verdade, quem é mãe/pai e está lendo esse artigo agora está pensando assim: – Será mesmo que essa pessoa sabe como bebês dormem? (rs)
Brincadeiras à parte, o ambiente propício para dormir bem é muito importante. Já aprendemos que o corpo precisa de um ambiente escuro para criar melatonina, o hormônio do sono, então nem precisamos dizer que um ambiente total escuro (totalmente mesmo) é primordial para que o cérebro entenda que é o momento de dormir e produzir naturalmente o hormônio do sono.
Sim, eu sei, na foto o bebê está com iluminação bem no rostinho dele. Mas ele é tão fofo, vocês podem perdoar esse equívoco, eu sei que podem (rs).
Além de um ambiente totalmente escuro, atente-se para a temperatura. Para chegar no estágio REM (sono profundo), o ideal é manter uma temperatura de 18ºC a 22ºC. Não precisamos ser paranóicos quanto isso, ainda não se não há disponibilidade de ar condicionado. Mas, no geral, busque por um ambiente o mais fresco e ventilado possível.
6. Tenha um tempo de meditação (venha para o presente)
Claro, não poderia faltar nossa querida meditação.
Para uma boa noite de sono, como vimos nos hacks anteriores, é muito importante que você esteja presente. É muito comum o relato de pessoas que não conseguem dormir bem pois a “mente não para de pensar”.
Ao meditar, você faz o exercício de voltar a sua mente para apenas um foco, você se coloca no presente. E no estado presente, não há pensamentos de preocupação ou ansiedade pelo o que há de vir ou pelo o que já aconteceu.
É muito simples aprender como começar a meditar, com um pouquinho de prática você já começa a usufruir de todos os seus benefícios e sem dúvida, ajudar você a dormir bem é um dos principais.
7. Visualize a sua noite de sono agradável
Somos seres intencionais.
A nossa energia flui onde colocamos nossa intenção, e consequentemente, nossa atenção.
Depois de fazer esses primeiros hacks, já bem relaxada(a) e pronta(o) para dormir, visualize de forma clara você tendo uma noite de sono incrivelmente gostosa e relaxante. Mas além disso, visualize como você se sente no dia seguinte totalmente recuperada(o), descansada(o) e pronta(o) para o dia.
Parece algo muito bom, verdade?
E o melhor, não só parece como será, se você colocar sua intenção e seu coração nisso. Foque no sentimento que você irá sentir depois de uma noite maravilhosa e durma as melhores noites da sua vida, daqui pra frente.