Um sono de qualidade tem muito a ver com o quanto nossa mente está tranquila na hora de dormir. Nesse artigo você vai aprender como a meditação irá te ajudar a dormir melhor e mais rápido.
Ter uma rotina para dormir bem é algo essencial. Pense comigo, a qualidade do seu sono irá influenciar diretamente na qualidade do seu dia. Desde a sua disposição mental para as tarefas do dia, humor e estabilidade emocional até a disposição e vitalidade física.
Para quem está começando, a meditação pode não ser tão simples. Mas não se preocupe, seja gentil consigo mesmo(a), vá com calma e com baby steps que tudo vai dar certo.
Aprender como meditar é algo para a vida e não precisamos apressar isso, tudo bem? Então, se você ainda está aprendendo como meditar, não sinta-se pressionado(a) ou tenha pressa. Vamos um passo por vez, com paz e serenidade.
O que você vai ler:
1. Meditação Guiada para dormir melhor
Para quem está começando, a meditação guiada é provavelmente o jeito mais fácil de iniciar.
Como o nome já diz, nessa forma de meditação, você é guiado do início ao fim, por alguém mais experiente. Além de ser excelente para a ajudar a dormir melhor, a meditação guiada irá ajudar você a aprender a meditar.
Hoje, temos diversas opções muito boas de meditações guiadas. Vamos observar 3 opções muito boas mas você pode, claro, encontrar a que lhe mais agradar pesquisando no youtube.
- Headspace: o Headspace é um app que ensina a meditar, tem diversos conteúdos muitos legais mas trazendo para o foco da nossa conversa, ele tem meditações guiadas muito boas! Facilmente, você pode baixar o app (ou utilizar pelo navegador) e começar a fazer meditações guiadas específicas para dormir melhor.
- Calm: o Calm é também um app, mas nesse caso focado exclusivamente em meditações guiadas para melhorar o sono e lidar com stress. É bem simples e intuitivo de usar, em pouco passos você já consegue fazer a sua primeira meditação guiada.
- Yoga Mudra Raissa Zoccal: A Raissa Zoccal tem esse canal cheio de conteúdos excelentes sobre meditação, yoga e uma série muito boa de meditações guiadas. Vale a pena dar uma olhadinha.
2. Meditação Mindfullness (concentração)
A meditação mindfullness é talvez um dos tipos de meditação mais difundido e conhecido, no mundo.
Ela consiste, basicamente, em colocar sua atenção em um ponto focal. Você pode usar a sua própria respiração, um som constante, até mesmo ler um livro (sério? sim, acredite!).
Quando você foca em um ponto específico, naturalmente a sua mente irá devagar para pensamentos aleatórios (não tem problema algum nisso!). Então o exercício é trazer a mente de volta para o foco, seja sua respiração ou outro que você se sentir melhor.
Ok, entendi como meditar usando a técnica de mindfullness, mas o que isso tem a ver com dormir melhor?
Vamos lá! Quando você faz esse exercício, algo incrível acontece, você vem para o presente! Isso mesmo, você vem para o estado presente e naturalmente você deixa de pensar nas preocupações do dia seguinte (ansiedade) ou em algo ruim do passado. Com a mente em paz e 100% no presente, você estará pronta(o) para dormir muito bem.
- Encontre um ponto focal (respiração, som constante, imagem fixa)
- Quando sua mente começar a divagar em pensamento, gentilmente traga de volta para o foco
- Repita o processo até estar bem relaxado(a) e pronto para dormir em paz
3. Meditação de percepção
Semelhante a meditação mindfullness e os demais tipos de meditação, a meditação de percepção também tem a ver com a sua atenção. Porém, nesse caso, você vai colocar a sua atenção de forma um pouco mais ampla, não apenas em um ponto focal.
Mas como assim? Eu explico! A meditação de percepção tem a ver com literalmente perceber o ambiente onde você está e o seu próprio corpo. Pense comigo, não é comum estarmos tão imersos e identificados com nossos pensamentos que acabamos esquecendo de nós mesmos e do ambiente onde estamos.
Tem diversas aplicações e possibilidades para esse tipo de meditação, mas principalmente para ajudar a dormir bem, ela é muito efetiva.
Exercício prático
Já deitada(o) e com olhos fechados, comece a respirar lentamente e por enquanto, colocando sua atenção na sua respiração. Repita esse processo algumas vezes até começar a se sentir mais relaxada(o).
Agora, gentilmente, comece a perceber o seu próprio corpo e a energia fluindo nele. Você pode, inclusive, colocar as mãos viradas pra cima, mesmo encostada na cama. Perceba a energia fluindo na palma da sua mão, visualize essa energia indo até a sua coluna e se dissipando, trazendo muito relaxamento.
Lentamente, vá percebendo demais regiões do seu corpo e visualize de forma clara a energia indo até a sua coluna e se dissipando gentilmente. A cada movimento, sinta-se cada vez mais relaxada(o).