Se você perguntar para qualquer pessoa se ela gostaria de viver uma vida com propósito, provavelmente a resposta unânime será: sim, eu gostaria muito!
Mas sinceramente, o que isso quer dizer? Será é algo que precisamos descobrir? Será que é possível viver uma vida sem? Por que será que a maioria das pessoas tem a sensação de viver sem?
Neste artigo vamos pensar juntos sobre essas perguntas e quem sabe, encontrar algumas respostas, ou pelo menos alguns caminhos que nos ajudarão a pensar de uma forma um pouco diferente sobre essa questão.
O que você vai ler:
O que é propósito?
Para saber se realmente queremos uma vida com propósito é preciso entender o que essa palavra significa. Ao colocar no dicionário, temos a seguinte definição:
Propósito
substantivo masculino
- Intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.
- Aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.
Fonte: Dicio
Se levarmos em conta a definição do dicionário, poderíamos dizer que todos nós já vivemos uma vida com propósito, concorda?
Possivelmente, a nossa visão semântica sobre propósito é um pouco além do que essa definição. Mas antes de avançarmos em outros pensamentos, quero pedir para você guardar essa palavra “Intenção”, que está no começo da definição do dicionário.
Convido você a conhecer uma outra definição, desta vez do palestrante e empreendedor David Meltzer:
“Propósito não é algo que você encontra, é algo que você cria em tudo que você está fazendo”.
David Meltzer
Essa definição nos provoca a pensar sobre “o que é” eliminando uma parte que até então parecia fazer todo o sentido: “não é algo que você encontra”.
Acredito que a maioria das pessoas sempre partiu do pressuposto que é preciso encontra-lo. E muitos até passam a vida nessa busca e muitas vezes ela não chega a lugar nenhum.
O nosso convite pra você hoje é perceber o propósito mais como algo relacionado às coisas que você gosta/ama fazer e um pouco menos para a ideia místico e intangível.
Não me entenda mal. Não estamos deslegitimando um significado superior proveniente da religião ou Universo, mas sim reforçando essa ideia com esse convite a pensar em uma vida com propósito de forma mais simples e prática.
Essa definição sugere algo que está ligado aos talentos e coisas que você ama fazer foi originalmente pensada na filosofia grega, com o conceito de Areté e também no pensamento oriental Ikigai.
Em ambas as abordagens, a definição está relacionada a viver uma vida dedicada a fazer aquilo que você ama fazer, aperfeiçoando diariamente em busca de ser cada vez melhor.
Como criar propósito em tudo
Imagem do Filme Soul, Pixar (2020)
Se você assistiu o filme Soul (2020), da Pixar, você já identificou alguns insights sobre como responder essa pergunta.
Para quem não assistiu, colocando de forma bem breve (e sem spoiler rs), o filme Soul conta a história de um professor de piano que vivia diariamente “buscando a felicidade” e por conta disso, deixando de viver o momento presente.
Na cabeça dele, a felicidade ainda estava por vir, e enquanto ela não chegava ele seguia sobrevivendo dia após dia.
Infelizmente, isso é muito comum. Aprendemos, desde cedo, que é preciso buscar o nosso propósito e enquanto não encontramos, parece que a vida está pela metade, faltando pedaço.
O convite que eu tenho pra você hoje é: aprenda a criar propósito em tudo que você faz.
No momento que você fizer isso, a sua vida com certeza será mais leve. Em vez de usar sua energia buscando um propósito místico, você vai usar sua energia para se auto-conhecer e descobrir o que você realmente ama fazer.
E tenho 2 boas notícias pra você:
- Você pode mudar de ideia todos os dias, se quiser. Não sinta-se preso(a) a uma coisa só. Na verdade, muitas pessoas amam fazer diversas coisas e isso pode mudar com o tempo.
- Ao colocar toda sua energia e atenção em fazer o que você ama você estará conectado a um propósito maior. O universo, Deus, ou como você preferir chamar, irá conectar você a pessoas e projetos que vibram na necessidade das coisas que você faz.
Dessa forma, você começa a entender algo que muda todo o jogo: em tudo que você fizer, há possibilidade criar e encontrar propósito.
Como viver com propósito
Acredito que não há história melhor para ilustrar do que a história do zelador da Nasa.
Conta a história que o presidente John F. Kennedy foi visitar a Nasa certo dia. Chegando lá ele avistou um zelador limpando o chão, com a vassoura nas mãos e um sorriso grande no rosto.
O presidente perguntou a ele:
-O que você está fazendo?
Ele prontamente respondeu:
-Estou ajudando a enviar o homem à lua, senhor.
Este homem, talvez até sem saber, entendeu profundamente o que viver uma vida com propósito quer dizer.
Viver uma vida com propósito é aprender a criar propósito e possibilidade em tudo.
Talvez o seu emprego hoje ou a sua situação hoje não seja a melhor possível. Talvez você viva todos os dias como o personagem do filme Soul, “esperando o dia chegar”. Esperando o universo te mostrar com uma placa “Este é o seu propósito”.
Se você puder levar consigo apenas uma coisa desse artigo, leve isso: escolha hoje aprender a criar propósito em tudo.
Mesmo em situações difíceis, não deixe de encontrar propósito e ressignificar o que você está fazendo.
Não deixe a ansiedade e o medo atrapalharem você de buscar essa nova forma de olhar as coisas.
Acredite, essa intenção e vibração irá te levar para cada vez mais perto das oportunidades de fazer aquilo que você ama fazer e consequentemente, viver uma vida com propósito.
Achei interessante essa visão! Sempre pensei que o propósito era algo a ser perseguido e sempre me senti meio frustrado.. Gostei dessa forma de ver as coisas!
Obrigado pelo comentário, Carlos! Realmente é fácil a gente viver com a desculpa de “não estou fazendo o meu propósito” em vez de termos a coragem de buscar propósito em tudo, ressiginificar.